Cantora lírica nascida em Esperança é sucesso na Europa


Cantora lírica paraibana, nascida em Esperança. Iniciou seus estudos musicais aos cinco anos de idade. Debutou como solista junto a Orquestra Sinfônica da Paraíba, sob a regência do renomado Maestro Eleazar de Carvalho. Primeira cantora lírica brasileira a participar da Accademia del Festival Pucciniano, Italia. Com voz ágil e timbre brilhante, Isabel Barbosa interpreta personagens como: Musetta (La Boheme), Susanna (Le nozze di Figaro), Zerlina (Don Giovanni), além de divulgar a música erudita brasileira no exterior, interpretando a obra de compositores como Villa-lobos, José Siqueira, Alberto Nepomuceno. Gravou bachianas brasileiras n.5. Destaque ainda para a participação em CD da Orquestra de Violões da Paraíba.
Consagrada na Itália, pátria da ópera mundial, onde reside há mais de 10 anos, a cantora lírica brasileira, Isabel Barbosa, natural de Esperança-PB, se apresenta nesta quinta-feira, 7 de outubro, em João Pessoa, como solista do concerto Uma Noite Com a Ópera, sob a regência do maestro Marcos Arakaki, à frente da Orquestra Sinfônica da Paraíba. No repertório do concerto que será realizado no Cine Banguê, Espaço Cultural José Lins do Rego, Isabel interpretará belíssimas árias italianas e francesas como Aria das Joias, de Gounod, e Oh! Mio Babbino Caro, de Puccini
Posteriormente, ainda em sua terra natal, Isabel Barbosa receberá o Título de Cidadã Esperancense, concedido pela Prefeitura da cidade de Esperança, no agreste da Paraíba, onde nasceu.
De uma família de poucos recursos, Isabel foi adotada ainda criança, mudando-se para viver com a nova família em João Pessoa. Ingressou nos estudos de piano aos 5 anos, com Isabel Burity. Posteriormente estudou violino no curso de extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Em 1995 graduou-se em Educação Artística e habilitou-se em música pela UFPB.
Em 2000, em  Joao Pessoa, Isabel Barbosa participou do Concerto Paraiba, Gente Nostra da TV Cabo Branco da  Rede Globo, onde toda a arrecadação foi para possibilitar patrocinar a viagem de Isabel Barbosa para estudar canto e idioma italiano na Itália. Nos Estados Unidos estudou na Westminster Choir College,com Marvin Keenze. Graduou-se e  pós-graduou-se em Canto Lírico, no Conservatório Luigi Cherubini de Florença, entre 2007 e 2010.
Em maio deste ano, Isabel Barbosa realizou o recital Nuances del Bel Canto, em um dos mais importantes teatros da cultura italiana, o Signorelli de Cortona, que  junto ao Tuscan Sun Festival receberam renomados cantores líricos como Anna Netrebko, Marcelo Alvarez, Dmitri Hvorostovsky, entre outros. Na apresentação, Isabel Barbosa foi acompanhada pelo pianista Gianni Fabbrini destaque de crítica do Festival Rossiniano de Pesaro, na Itália.
O evento também teve a Presença de Honra do consagrado barítono alemão Johannes Martin Kranzle, que subiu ao palco para cantar ao lado de Isabel Barbosa. Em 2010, Kranzle foi Alberich na ópera Das Reihngold no Teatro Alla Scala de Milão. Em 2011 interpretará Beckmesser in Meistersinger no Glyndebourne Festival e Musiklehrer de Ariadne auf Naxos no Teatro de Opera de Koln.
Em 2009 Isabel Barbosa tornou-se a primeira cantora lírica brasileira a participar da Accademia Festival Pucciniano, na Itália, importante instituição de aprofundamento da interpretação das obras do compositor Giacomo Puccini.
Filme
A trajetória de vida e obra da soprano Isabel Barbosa inspirou um projeto de filme documentário, que está sendo desenvolvido pela produtora Eliro Produções, na Paraíba.
Paralelo à descrição cronológica de sua trajetória, o filme propõe abordar o aparente entrechoque cultural que a biografia de Isabel Barbosa representa. Haja vista que o gênero musical (canto lírico) no qual ela se consagrou mundialmente, quase não tem nenhuma tradição na sua região de origem. Enfim, pretende-se também sugerir a reflexão sobre o potencial criativo de uma região que, a despeito de suas precariedades sócio-econômicas projeta-se para o mundo através de expressões como essa personagem.
Vale ressaltar que embora partindo de uma referência regional, o projeto se propõe a enaltecer e divulgar a riqueza rítmica da música folclórica das diversas regiões do Brasil, através o estilo harmônico refinado de renomados compositores eruditos  brasileiros, tais como Villa Lobos, José Siqueira, Marlos Nobre, entre outros.
noticiaesperancense