João Pessoa tem 49 roubos de carro por mês


Entre julho de 2011 e fevereiro de 2012, ou seja, em oito meses, foram registrados 395 roubos e furtos de veículos em João Pessoa. Tendo como alvo carros de luxo ou veículos populares, a média é de 49 crimes deste tipo por mês. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Corregedoria do Departamento de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), grande parte destes automóveis é utilizado para clonagem. Já a Polícia Civil revelou que muitos desses veículos não chegam a sair da capital, sendo utilizados na cidade para a prática de assaltos.

Os registros da Secretaria de Segurança e Defesa Social do Estado (Seds) mostram que, no segundo semestre de 2011, 315 veículos foram roubados na capital paraibana, o maior pico desse tipo de crime aconteceu no mês de outubro quando aconteceram 70 roubos. Já este ano, o roubo de veículos na capital alcançou o patamar de 80 registros, 44 roubos em janeiro e 36 no mês de fevereiro.

O personal trainer Leandro Lourenço está entre as vítimas de roubo de veículos na capital. Ele conta que teve o carro roubado quando o veículo estava estacionado na frente de sua residência, no bairro dos Ipês. O roubo aconteceu às 9h, mas o carro foi recuperado pela Polícia Militar às 14h do mesmo dia.

“Cheguei em casa, estacionei o carro e entrei em casa. Uns cinco minutos depois, dois homens entraram e anunciaram o assalto levando vários pertences e depois fugiram no meu carro”, contou Leandro Lourenço, acrescentando que aprovou a atuação da PM. “A todo o momento eles me ligavam, foram atenciosos e recuperaram meu carro”, concluiu.

Para o delegado Leonardo Souto Maior, titular da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos, a maioria dos veículos roubados é utilizada para a prática de assaltos na capital. Conforme a inspetora Keilla Melo, chefe do Núcleo de Comunicação Social da Polícia Rodoviária Federal (PRF), algumas ações da polícia que resultaram na prisão de quadrilhas especializadas no roubo de carros resultaram na redução do número de roubos e furtos de carros.

“Havia uma quadrilha que agia em lava jatos, e também existia um grupo especializado em roubo de carros de luxo. Era tudo feito sob encomenda e os carros eram revendidos bem abaixo do preço de mercado, em estados do Norte do país,” disse Keilla Melo, afirmando não ter informações que atualmente exista um grupo especializado em roubos de veículos agindo no Estado.

Apesar dos números apontarem que quase dois veículos são roubados ou furtados na capital por dia, o delegado Leonardo Souto Maior classificou o atual cenário como tranquilo. “Hoje a situação está bem mais tranquila. Nossa grande preocupação é o crime de roubo, porque pode existir a violência e consequentemente a morte da vítima,” explicou.

A Secretaria de Segurança e Defesa Social afirmou que a redução de roubos e furtos de veículos é uma das metas para este ano. Segundo a Seds, a polícia tem intensificado ações diárias no combate ao crime.

Um levantamento da Assessoria de Ações Estratégicas, órgão da Seds, mostrou que as ocorrências de Crimes Violentos Patrimoniais (CVP), em que estão inclusos roubo de veículos, aponta queda no número de ocorrências em João Pessoa, desde o mês de setembro. Conforme os dados, entre agosto do ano passado e março deste ano, foram registrados 3.794 CVP, destes, 10% corresponde a roubo a veículos (379), o quantitativo é inferior ao contabilizado entre julho do ano passado e fevereiro deste ano.

A reportagem do JORNAL DA PARAÍBA solicitou à Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos dados referentes aos crimes, porém as informações não foram repassadas.

JP Online