Esquistossomose fez 13 vítimas este ano na Paraíba

Banhar-se nas águas de rios e açudes deixou de ser lazer e passou a ser motivo de preocupação para as famílias que residem próximas a esses reservatórios, pois o que seria uma divertida brincadeira de criança, por exemplo, pode acarretar sérios danos à saúde, como adquirir esquistossomose, doença transmitida pelo parasita Schistosoma mansoni. De 2010 até maio deste ano, 396 pessoas foram acometidas pela doença na Paraíba, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e o banco de dados do Sistema Único de Saúde (DataSus).

Os dados do DataSus revelam ainda que em 2010 ocorreram 76 casos de esquistossomose no Estado. No ano seguinte (2011), o número passou para 158 e em 2012 foram registrados 149 casos. Já a SES informou que até o final de maio deste ano, foram contabilizados 13 diagnósticos na Paraíba.

De acordo com o biólogo Cláudio Martins, o parasita transmissor da esquistossomose, também conhecida como barriga d'água, tem como hospedeiros intermediários - para desenvolver o ciclo evolutivo os caramujos de água doce, mas é no homem que ele se hospeda definitivamente. “A liberação dos ovos desse parasita são responsáveis pela transmissão da doença. Quando os ovos entram em contato com a águas, eles eclodem e libertam larvas que se alojam nos caramujos para dar continuidade ao ciclo e liberar novas larvas, que por sua vez, infectam as águas e posteriormente penetram na pele ou mucosas do homem, alojando-se por definitivo”, explicou.

Em um dos reservatórios de água da Comunidade do 'S', em João Pessoa, ao mesmo tempo em que crianças se banham, outras pessoas utilizam a lagoa para dar banho em cavalos, pescar, em companhia do cão que se refresca mergulhando na mesma água e lavar roupas, como a dona de casa, Fátima Vicente da Silva, 44 anos. “Eu sei que a gente pode pegar várias doenças nessa água, porque todo mundo usa ela para tudo. Mas fazer o quê? Na minha casa não tem água e eu preciso lavar as roupas e aproveitar o sol”, relatou.

Dois meninos também se divertiam dando cambalhotas na água. Um deles, de apenas 13 anos, disse que a mãe não sabe dos banhos que toma no reservatório. “Eu venho escondido da minha mãe porque sei que ela não vai deixar. Todos os meninos daqui vêm tomar banho e nenhum nunca ficou doente”, respondeu ao ser indagado se não tinha medo de pegar esquistossomose.

Jaine Alves-Jornal da Paraíba