Abertas as inscrições do Sisu; três instituições da Paraíba oferecem 11.619 vagas

Universidade Federal de Campina Grande (UCFG)O Estado da Paraíba oferece 11.619 vagas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que está com inscrições abertas a partir desta segunda-feira (06/01) até a sexta-feira (10/01). Na Paraíba, os estudantes podem optar se inscrever em três instituições de ensino superior: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Podem se inscrever no processo seletivo do Sisu, referente à primeira edição de 2014, os estudantes que tenham participado da edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e que tenham obtido nota acima de zero na prova de redação. O primeiro semestre deste ano vai disponibilizar 171.756 vagas em todo o Brasil, um terço a mais em relação a janeiro de 2013. No Nordeste estão sendo disponibilizadas 67.899 vagas, sendo a UFPB a instituição que oferece o maior número de vagas: 7.555.

Regras
Ao acessar o sistema para realizar sua inscrição, os estudantes poderão visualizar todas as vagas disponíveis para a seleção. No entanto, cada aluno só poderá se inscrever em duas opções de vagas. Ao se inscrever o aluno deve escolher, em ordem de preferência das vagas, a instituição, o local de oferta, o curso e o turno em que ele será ministrado.

Entre o dia 6 até as 23h59 do dia 10 deste mês, os estudantes poderão trocar suas opções no sistema quantas vezes forem necessárias assim como também poderá cancelar sua inscrição. Nesse período, o Sisu informará a nota de corte de cada curso e turno, ou seja, a nota mínima no Enem para ser aprovado naquele curso, segundo o número total de inscritos e o número de vagas oferecidas. O Sisu considerará apenas as últimas opções cadastradas no momento do fechamento das inscrições.
Alunos da rede pública de ensino

Ao fazer as duas opções de vagas, os estudantes devem escolher uma das três modalidades de concorrência: a concorrência pelo sistema de cotas que segue a Lei Federal, a concorrência pelo sistema de ação afirmativa determinado pela instituição de ensino que oferece a vaga e a ampla concorrência.

Segundo a Lei Federal de Cotas, em 2014 pelo menos 25% das vagas de cursos em instituições de ensino superior públicas devem ser destinadas a alunos oriundos de escolas públicas. Dentro desse grupo, metade das vagas serão reservadas a estudantes com renda familiar de até 1,5 salário-mínimo. Outra parte será ocupada por alunos negros, pardos e indígenas, em divisão feita proporcionalmente à porcentagem de negros, pardos e indígenas, na população do Estado da instituição, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Calendário 
De acordo com informações do Ministério da Educação (MEC), no dia 13 de janeiro será divulgada a primeira chamada do Sisu do primeiro semestre. Os aprovados deverão fazer sua matrícula nos dias 17, 20 e 21 de janeiro nas instituições de ensino que oferecem as vagas, apresentando os documentos exigidos por elas e pela Lei Federal de Cotas.

A segunda chamada será divulgada no dia 27 de janeiro e as matrículas acontecerão nos dias 31 de janeiro e 3 e 4 de fevereiro. Quem não for convocado nas duas chamadas terá entre os dias 27 de janeiro e 7 de fevereiro para manifestar interesse em participar da lista de espera, usada pelas instituições de ensino para preencher as vagas que ainda estiverem abertas.

Fonte: Jornal Correio da Paraíba