Saúde da Mulher: Você pergunta e os médicos da Ginecan respondem. Escute

A Clínica Ginecan lança essa página para que suas pacientes possam, elas mesmas, fazerem perguntas e terem as respostas de imediato.
Os médicos Orlando Damasceno e Otoni Medeiros respondem sobre alguns assuntos.   
Ovários PolicísticosA SOP, abreviação usada para a Síndrome dos Ovários Policístico, é um distúrbio que interfere no processo normal de ovulação em virtude de desequilíbrio hormonal que leva à formação de cistos. O aparecimento de cistos durante o processo de ovulação faz parte do funcionamento dos ovários, mas eles desaparecem a cada ciclo menstrual.
Em portadoras da Síndrome de Ovários Policísticos (SOP), esses cistos permanecem e modificam a estrutura ovariana, tornando o órgão até três vezes mais largo do que o tamanho normal. A disfunção pode levar à secreção de hormônios masculinos (androgênios) em excesso. A portadora da síndrome ovula com menor freqüência e tem ciclos, em geral, irregulares. Calcula-se que a SOP afeta 20% das mulheres durante a fase de vida reprodutiva.
Dr. Orlando tira a dúvida da paciente.
Escute 


Ferida no colo do útero
O colo do útero tem o nome técnico de cérvice e, por isso, uma inflamação básica ou lesão no local é chamada de cervicite. Ela pode ser infecciosa, causada por fungo, bactéria ou protozoário, e se não for tratada corretamente pode virar uma inflamação crônica e levar a uma ferida no colo do útero. 

Dr. Otoni tira a dúvida da paciente.Escute 

O que é câncer endometrial   
O endométrio é um tecido altamente vascularizado que reveste a parede interna do útero. Câncer de endométrio é um dos tumores ginecológicos mais frequentes. Ele acomete principalmente as mulheres na pós-menopausa, depois dos 60 anos. As estatísticas mostram que somente 20% das pacientes estão na fase de pré-menopausa e, apenas 5% têm idade inferior a 40 anos.

Os carcinomas (80%) e os sarcomas (20%) constituem os tipos mais comuns do câncer de endométrio. Desde que diagnosticados precocemente, eles são curáveis em 90% dos casos.
Dr. Orlando tira a dúvida da paciente.

Escute 

Modernidade e tecnologia na saúde da mulher   
A Clínica Ginecan é consciente que o cenário tecnológico sempre avança. Por isso sempre recebe investimentos em sua estrutura física e na aquisição de modernos aparelhos.

Dr. Otoni tira a dúvida da paciente.

Escute 
foto
foto
foto
foto