Cássio e Maranhão se unem para que obras do São Francisco terminem neste ano

Transposição do São Francisco na PBAs obras de transposição do Rio São Francisco na Paraíba, previstas para terminar até janeiro de 201, poderão ser concluídas ainda em 2016. A informação é do ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho. Representantes do PSDB e do PMDB estiveram reunidos com o ministro nesta quinta-feira (19).

Os três senadores do estado, Cássio Cunha Lima (PSDB), José Maranhão (PMDB) e Raimundo Lira (PMDB), e os deputados federais Pedro Cunha Lima (PSDB) e Hugo Motta (PMDB) foram recebidos em audiência pelo ministro, que teria garantido que as obras serão concluídas ainda neste ano de 2016.

Os políticos pediram ainda a antecipação do cronograma da transposição no Eixo Leste, além da adutora do Pajeú para a região de Princesa Isabel, a adutora de Jaçanã para Cuité, e região, e a inclusão do ramal de Piancó. O objetivo é acelerar o 'socorro' a Campina Grande e cidades da região que podem ficar sem água a qualquer momento.

Para formalizar esse pedido de adiantamento nas obras, os políticos assinaram um documento para ser entregue o presidente em exercício Michel Temer.

O Eixo Leste da transposição está 82% concluído e poderá ficar totalmente pronto ainda em 2016. O ministro teria relatado que as obras não dependem só da Integração Nacional, mas de outros ministérios, como Fazenda e Planejamento, que precisariam ser procurados também pelos políticos, diante da urgência 

A bancada também solicitou que as obras de saneamento das cidades, por onde o canal passará, não sejam descuidadas e andem na mesma velocidade da transposição. De imediato, Hélder teria pedido aos técnicos do ministério, presentes na audiência, que tomassem nota da solicitação e a executassem com determinação.

Atrasos no calendário
As obras do eixo Leste vão de Floresta (PE) até Monteiro (PB) e foram iniciadas em 2007. O ex-presidente Lula Inácio Lula da Silva chegou a anunciar no governo dele a inauguração da obra para 2010, mas, depois, foi adiada para 2011, 2012, 2013, 2014, 2015 e ainda continua em andamento.

Pelo projeto, a água do São Francisco seguem do reservatório Barro Branco, na altura de Sertânia (PE), por galerias subterrâneas, ladeando a cidade de Monteiro (PB), até a calha do Rio Paraíba. Dali, a água se encontra com a BR-110, na entrada do município de Monteiro, de onde continua até o reservatório Poções, que fica a uma distância aproximada de 15 quilômetros. 

As obras do Eixo Leste terminam com a chegada da água no açude Poções, já no estado da Paraíba. A partir de Poções, a águas deve seguir o leito do Rio Paraíba, chegando até ao açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, que abastece Campina Grande e região.

Fonte: Portal Correio