Os 10 animais mais fortes do mundo

O reino animal é cheio de maravilhas e curiosidades. São infinitos os temas que atraem pesquisadores para estudar as diferentes espécies e seus costumes. Entre os tópicos que chamam a atenção são as investigações que determinam quais são os seres mais fortes da Terra.

Se você pensa que o rei é o leão, a lista criada pelo jornal britânico The Telegraph pode te surpreender. A publicação utilizou informações de cientistas para elencar dez dos animais mais fortes do planeta. Veja quais são eles:

Os 10 animais mais fortes do mundo
1. Ácaro oribatídeos
Este ser minúsculo é definitivamente o mais forte do mundo. Isto porque a resistência não é medida apenas pelo peso que ele consegue levantar, mas é necessário considerar a relação entre seu peso e tamanho e o seu potencial. O ácaro é um ser milimétrico que está presente em quase todos os lugares. O mais impressionante é que eles são capazes de resistir a uma tração de até 1.180 vezes o seu próprio peso, o que seria equivalente a um humano puxando 82 toneladas.

2. Escaravelho
Adorado pelos antigos egípcios, este pequeno ser tem uma força quase tão grande quanto a dos ácaros. Ele é capaz de carregar até 1.141 vezes o seu próprio peso corporal. Mesmo que os besouros variem muito em tamanho, a relação seria semelhante a de um homem puxando seis ônibus de dois andares, dos tipos comuns na Inglaterra.

3. Formiga
Carregar alimentos é uma das tarefas mais comuns às formigas. Elas usam as mandíbulas para cortar folhas e depois carregam nas costas o alimento até o formigueiro. Cada pedaço de folha pode pesar até 50 vezes a massa corporal da formiga, que seria como um homem levantando duas toneladas e meia. Além da força, as formigas são consideradas um dos seres mais complexos do reino animal.

4. Gorila
O gorila levanta facilmente até dez vezes a sua massa corporal. Para os machos, isso significa conseguir carregar sozinho até duas toneladas. Eles não são muito altos. Atingem até 1,75 m de altura e pesam, em média, 200 quilos. As fêmeas chegam à metade deste tamanho. A espécie vive, aproximadamente, 50 anos.

5. Águia coroada africana
Este é o único pássaro a integrar a lista. Durante o voo, esta águia é capaz de carregar presas de até 16 quilos, aproximadamente quatro vezes o seu próprio peso. Além disso, esta ave é considerada uma excelente caçadora, poderosa e agressiva.

6. Humanos
Apesar de entrar na lista, os homens não são tão poderosos assim. A colocação deve-se à toda a força do lituano Zydrunas Savickas, o homem mais forte do mundo. Aos 34 anos de idade, o levantador de peso é capaz de levantar 523 kg, sendo até cinco vezes mais forte do que um homem comum.

7. Tigres
Os tigres, apesar de serem praticamente raros na natureza, são muito fortes. Com mais de três metros deste o focinho até a ponta da cauda, este animal consegue transportar, em média o dobro do peso de seu corpo, o equivalente a 540 quilos. Outro ponto forte dos tigres é a velocidade, que ultrapassa os 60 km/h.

8. Elefante
Como todo o seu tamanho, talvez fosse de se esperar que o elefante liderasse a lista. Mas, apesar de aguentarem muito peso, eles também são muito pesados. Os elefantes conseguem puxar até nove toneladas, aproximadamente 1,7 vez o seu próprio peso.

9. Boi
O boi já foi e ainda é muito utilizado para o transporte de cargas. Isso não é à toa. Este animal é muito forte, sendo capaz de carregar 1,5 vez o seu próprio peso. Isso é o equivalente a uma média de 900 kg.

10. Urso pardo
Ao chegar à idade adulta, o urso pardo pode pesar até 500 quilos. O que torna este animal forte é uma curiosidade em seu próprio movimento. Mesmo sendo tão pesado, ele é capaz de correr a mais de 50 km/h e o mais impressionante é que, devido ao formato de seus músculos, ele é mais rápido na subida.

Fonte: Ciclo Vivo