Protestos durante paralisação geral podem fechar BRs e parar trens e ônibus nesta quinta

Está marcada para esta quinta-feira (22) uma paralisação geral em todo o país, seguindo orientação nacional, que na Paraíba é coordenada pela Central Única dos Trabalhadores da Paraíba (CUT-PB) e a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil. Foram anunciados o fechamento das principais BRs do estado e atos públicos em vários pontos da Capital e em outras cidades, em protesto contra o "golpe à democracia". De acordo com os organizadores, trens e ônibus ficarão prejudicados. 

No entanto a CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) e o Sintur (Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de João Pessoa) informaram que, por parte delas, não há nenhuma decisão no sentido de paralisar os transportes.

De acordo com a CUT, na Paraíba, os atos serão descentralizados do Litoral ao Sertão.

"Em João Pessoa haverá bloqueio de BRs e trens como esquenta para o ato principal, a partir das 15h, com concentração no Lyceu Paraibano", afirma a CUT, em nota. 

De acordo com o secretário-geral da CUT-B, Joel Nascimento, também participam da paralisação a Frente Brasil Popular da Paraíba, Povo sem Medo e movimentos sociais. 

Aderindo à paralisação, o Sindicato dos Bancários da Paraíba, que está em greve, convocou a categoria bancária para participar das manifestações, com panfletagem e outras ações. Segundo a CUT, outras categorias e os estudantes também vão participar do movimento. 

O presidente do Sindicato dos Bancários confirmou a convocação da categoria. "Para que juntos possamos dizer não à retirada de direitos da categoria de trabalhadores", disse Paulo Marcelo.  

Em Campina Grande, segundo os organizadores, as atividades acontecerão na Praça da Bandeira, a partir das 14h. 

Fonte: Click PB