Prefeitos do Vale do Sabugi são diplomados e deverão enfrentar um 2017 difícil

Os prefeitos eleitos da região do Vale do Sabugi, 26ª Zona Eleitoral, foram diplomados na noite desta terça-feira no auditório do Fórum de Justiça de Santa Luzia.

Os prefeitos agora irão tomar no dia primeiro de janeiro e deverão encontrar muitos desafios pela frente nos próximos quatro anos de administração.  

A estiagem, e os efeitos prolongados da seca, é um dos principais problemas das cidades da região do Sertão da Paraíba, principalmente das cidades do Vale, em que açudes já não existem mais e o abastecimento que vem do Açude de Coremas, pela adutora Coremas-Mãe D’Água também deverá cessar até março do próximo ano.

Se não chover nos próximos meses a situação deverá ficar mais delicada e providências mais fortes deverão ser tomadas e priorizadas, entre elas o abastecimento na zona rural, na zona urbana, a perfuração de poços e distribuição de água, o que irá consumir o poder de investimento em outras áreas.

2017 será um ano de economia, segundo perspectivas do IBGE, estagnada, os prefeitos deverão fazer cortes, mas cortar o que, se as receitas não conseguem se equiparar com as despesas? Será necessário manter os investimentos em Saúde e Educação, como prioridades.

Festas populares como o carnaval e o São João também deverão se repensados. Todos os anos o Tribunal de Contas da Paraíba orienta as prefeituras pela não realização, principalmente as que se encontram em estado de calamidade por conta da seca. 

Fonte: Sertão1