EQUIPAMENTOS PARA MONITORAR CONVERSAS ON-LINE AJUDAM NO COMBATE AO JOGO ‘BALEIA AZUL’

Resultado de imagem para CONVERSAS ON-LINE AJUDAM NO COMBATE AO JOGO ‘BALEIA AZUL’O jogo da ‘Baleia Azul’ vem chamando a atenção das autoridades e principalmente dos pais na Paraíba. A prática, de origem russa, consiste em um jogo on-line clandestino perigoso no qual são dadas tarefas/instruções (50 desafios), que vão desde mutilações até o suicídio. Mas como proteger os filhos? Monitorar suas redes sociais seria a solução? O professor e diretor de educação profissional do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Degmar dos Anjos, afirmou que existem programas que podem fazer este monitoramento, porém, ele não os vê como uma possível solução.

“A questão que surge, é que é preciso compreender o fenômeno, muito além das tecnologias. Talvez não seria interessante apenas o monitoramento tecnológico, mas um diálogo, compreensão, não existe 100% de certeza que irá dar certo. Existem vários programas e aplicativos no mercado que podem controlar e monitorar smartphones e computadores, mas são eficazes? Não. Porque o problema é muito mais profundo”, explicou.

O professor alertou ainda sobre a afinidade da juventude com as novas tecnologias. Segundo ele, um pai que instale um aplicativo de monitoramento no celular do filho pode achar que estar um passo à frente, mas na verdade pode estar sendo passado para trás.

“Convenhamos que esta molecada dá de 20 a 0 na gente. Enquanto o pai está chegando com o aplicativo, o menino já tem o bloqueador e estar anos luz a frente do pai. É muito mais importante ter diálogo, a principal tecnologia é o dialogo familiar e a relação mais profunda entre pais e filhos”, finalizou.

Preços de aplicativos variam
No mercado há vários aplicativos e programas que monitoram computadores e smartphones, que funcionam deste rastreamento via GPS até acesso a conversas em redes sociais. Para ter acesso, os usuários podem adquiri-los via Google Play ou App Store e há de vários valores, inclusive gratuitos.

Fonte: Correio da Paraíba