Corpo de foguete russo poderá ser visto no céu da Paraíba

corpo-de-foguete-russo-podera-ser-visto-no-ceu-da-pbO corpo de um foguete russo poderá cair no Brasil nas próximas horas desta sexta-feira (16). Segundo a Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramom, na sigla em inglês), Não há motivo para pânico e muito provavelmente, se for visível, não passará de um belo espetáculo no céu. O equipamento foi lançado nesta semana para levar mantimentos para a Estação Espacial Internacional.

De acordo com cálculos feitos por Joseph Remis, especialista em predições de reentradas de satélite, o objeto deve reentrar na atmosfera sobre o Oceano Atlântico às 18:53 (horário da Paraíba), mas com uma margem de erro de mais ou menos três horas. “É dentro dessa margem de erro que está a probabilidade de que ele caia no Brasil”, diz o astrônomo amador Marcelo Zurita.

Segundo ele, apenas nove minutos após o horário previsto para reentrada, o objeto passa sobre João Pessoa e pouco mais de 1 hora e meia depois, cruza grande parte do país, por uma linha que vai de Roraima até a divisa entre São Paulo e Rio de Janeiro.

“É um bom momento para tentar observar e registrar o fato, mas sem nenhum alarde apocalíptico. Grande parte do objeto deve se desintegrar completamente na passagem atmosférica. Apenas alguns artefatos mais resistentes tem chances de chegar ao solo, mas dificilmente devem causar algum tipo de prejuízo”, disse Zurita.

Dependendo do local da reentrada, o objeto poderá ser visto no Nordeste a partir das 18:55 (horário local). Se resistir por mais uma volta em torno da Terra, na segunda passagem ele deve passar por três fusos horários distintos, mas no horário de Brasilia, cruza o país passa entre 21:20 e 21:30 aproximadamente, sempre vindo de noroeste para sudeste.

Fonte: Redação