De acordo com estudo, câncer afetará 9,4 mil na Paraíba

De acordo com estudo, câncer afetará 9,4 mil na ParaíbaA Paraíba deve registrar 9.430 novos casos de câncer no ano de 2018, segundo estimativas divulgadas pelo Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca). Estômago (470), colo do útero (370), traquéia, brônquio e pulmão (370) e cólon e reto (320) serão outras neoplasias com grande incidência na Paraíba, de acordo com o relatório Incidência de Câncer no Brasil 2018.

Na avaliação da supervisora de Ações e Análise Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Ângela Pontes, o volume da incidência de novos casos de câncer apontado pelo Inca era esperado. “Estimativas são dados calculados estatisticamente da possibilidade de novos casos de uma determinada doença ou agravo ocorrer em uma população em um determinado período de tempo. A estimativa de câncer tem como base os dados da mortalidade por neoplasias e nos dados dos registros de câncer de base populacional”, comentou.

No comparativo entre os gêneros, a incidência deve ser maior nos homens. O de estômago, por exemplo, deve acometer 13,69 homens por 100 mil habitantes, enquanto a taxa bruta sobre mulheres é de 9,41 por 100 mil habitantes. O mesmo cenário é visto nas demais ocorrências que atingem os dois gêneros.

Fonte: Redação