Romero e Tovar participam de assinatura de adesão ao programa “Internet para Todos” e destacam ação de Rômulo

Quinze comunidades de Campina Grande passarão a contar com serviços de internet banda larga a partir do mês de maio. A ação é fruto da adesão da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, ao programa “Internet para Todos”, do Governo Federal. A cerimônia para assinatura do termo aconteceu nesta segunda-feira (12), Palácio do Planalto, em Brasília, e contou com a presença do prefeito Romero Rodrigues e do secretário Tovar Correia Lima, além do deputado federal Rômulo Gouveia (PSDB).

“Defendemos a inclusão digital como uma forma de garantir a cidadania da população. Além de promover melhor comunicação entre as pessoas, essa tecnologia proporciona acesso à educação, direito à informação e a serviços públicos que fortalecem o cidadão e proporciona mais desenvolvimento de um povo”, comentou o secretário Tovar.

Ele ressaltou ainda a contribuição do deputado Rômulo Gouveia, para que o município fosse contemplado no programa. “Ele foi um grande parceiro nesse processo todo. Sua ajuda foi fundamental”, revelou.

As comunidades beneficiadas serão: Três Irmãs, Ligeiro, Galante, Catolé de Boa Vista, Complexo Aluízio Campos, São José da Mata, Catolé de Zé Ferreira, Distrito de Santa Terezinha, Vila Cabral de Santa Terezinha, Velame, Mutirão, Sítio Lucas, Sítio Estreito, Cuités, Sítio Capim Grande.

A cerimônia no Palácio do Planalto contou com o presidente Michel Temer e o ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab. O projeto possibilitou a adesão de 2.260 cidades brasileiras e foi iniciado em maio do ano passado, com o lançamento do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), que recebeu R$ 3 bilhões em investimentos. Em órbita por 18 anos, o satélite garantirá conexão a preços reduzidos às cidades participantes, que devem começar a receber antes de recepção do sinal a partir de maio.

O governo estima que sejam instaladas cerca de 200 antenas por dia, atendendo até 40.000 áreas que contam com pouca ou nenhuma conexão de internet. No programa também está prevista a instalação de banda larga em todas as escolas do país, com 7.000 delas recebendo a instalação ainda neste ano, além de hospitais e postos de saúde.

As empresas prestadoras de serviços de conexão à internet se beneficiarão de isenção tributária e terão o apoio das prefeituras na implantação da infraestrutura, garantindo internet banda larga a baixo custo. As empresas poderão prover elas mesmas os serviços ou trabalhar em parceria com provedores locais para a sua efetiva disponibilidade.

 Fonte: Assessoria